quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fotos da Agricultura de Caatinga do Moura

 Pé de Bananeiras
 Um pé de coceiro um pouco meio difícil de ser encontrado em nossa Terra
 Barragem de Caatinga do Moura conhecida como um ponto referencial
de garandes plantações no passado
 Que paisagens exuberantes de  plantações com os solos bem férteis
 
Umas das opções mais naturais em Caatinga redigida como foco da agricultura natural
de Caatinga você encontra no Balneário Bananal, localizado em Roçado de Caatinga do Moura
lugar este onde se encontra umas das belezas naturais que a agricultura. 
                                                                          
Agricultura Atualmente...ou seja em 2010...sem fartura e sem vida
Umas das plantações mais encontrada em Caatinga do Moura é de Banana, pela saí o doce transportado para outros locais


Imagem da Barragem de Caatinga do Moura

Agricultura Familiar de Caatinga do Moura

    A agricultura familiar de Caatinga do Moura um dos principais fatores econômicos do distrito embora que por volta das décadas de 80 a 2010 a agricultura vem passando por algumas fases preocupantes.
     Entre 1923 e 1980, o distrito disponibilizava água suficiente para a agricultura os manáciais  corriam livremente, os agricultores investiam bastante na área agrícola e obteriam bons resultados, principalmente na de irrigação após a construção da barragem , os rios e riachos ficaram mais fracos,  ou seja  houve uma redução de H²o, ocasionando o assoreamento dos mesmos, o que proporcionou em uma enorme queda da produtividade. No período supracitado os (agricultores), trabalhadores rurais plantavam 10kg  de alho e colhiam  20.500kg, plantavam 10kg de feijão e colhiam 600kg, e assim sucessivamente , percebe-se que por volta de 30 anos caiu 70% em Caatinga do Moura tornando sujeito a extinção de algumas culturas.
    Portanto a agricultura em Caatinga do Moura caindo rapidamente graças ao mal uso do solo, a falta de água e de acompanhamento técnico, porém parte desse problema pode ser sanado desde que tenha um trabalho de conscientização e convivência com o semi-árido.

Agricultura de Caatinga do Moura

    A história da Agricultura: Quem visitava Caatinga do Moura se encantava com sua fartura de alimentos todos os povoados vizinhos queriam apreciar seus alimentos.
    De tudo se tinha na Caatinga: Feijão de corda, abobora, goiaba, marmelo, pitanga, manga buriti, batata doce. Antigamente era preciso alugar um animal a mais do que a sua própria montaria, para transportar alimento para outras regiões. Esses produtos seguiam para serem comercializados nas feiras de Jacobina, muita mercadoria era vendida em atacado e vendida até mesmo em São Paulo.
    Uma das produções de destaque em Caatinga era a produção de alho e marmelo porque por muitos anos o principal doce produzido foi o marmelo, Caatinga também iniciou o plantio do trigo  cultura desenvolvida pelo agrônomo João Mendes , inspetor agrícola da Bahia. Até hoje que se permanece em destaque é a produção da banana que gera semanalmente a fabricação de doce.
     O Sisal e a Mamona também fez parte de agricultura de Caatinga. Isso ocorreu a 3 décadas atrás.
      Hoje em dia a produção não tem mais destaque como antigamente pela falta de água, salinização, esses são alguns dos fatores que influenciam no enfraquecimento da produção da agricultura.
      A solução fazer drenagem do solo para eliminar o sal e furar poços astezianos para aumentar os níveis de água  dos rios.