quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Agricultura de Caatinga do Moura

    A história da Agricultura: Quem visitava Caatinga do Moura se encantava com sua fartura de alimentos todos os povoados vizinhos queriam apreciar seus alimentos.
    De tudo se tinha na Caatinga: Feijão de corda, abobora, goiaba, marmelo, pitanga, manga buriti, batata doce. Antigamente era preciso alugar um animal a mais do que a sua própria montaria, para transportar alimento para outras regiões. Esses produtos seguiam para serem comercializados nas feiras de Jacobina, muita mercadoria era vendida em atacado e vendida até mesmo em São Paulo.
    Uma das produções de destaque em Caatinga era a produção de alho e marmelo porque por muitos anos o principal doce produzido foi o marmelo, Caatinga também iniciou o plantio do trigo  cultura desenvolvida pelo agrônomo João Mendes , inspetor agrícola da Bahia. Até hoje que se permanece em destaque é a produção da banana que gera semanalmente a fabricação de doce.
     O Sisal e a Mamona também fez parte de agricultura de Caatinga. Isso ocorreu a 3 décadas atrás.
      Hoje em dia a produção não tem mais destaque como antigamente pela falta de água, salinização, esses são alguns dos fatores que influenciam no enfraquecimento da produção da agricultura.
      A solução fazer drenagem do solo para eliminar o sal e furar poços astezianos para aumentar os níveis de água  dos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário