A agricultura familiar de Caatinga do Moura um dos principais fatores econômicos do distrito embora que por volta das décadas de 80 a 2010 a agricultura vem passando por algumas fases preocupantes.
Entre 1923 e 1980, o distrito disponibilizava água suficiente para a agricultura os manáciais corriam livremente, os agricultores investiam bastante na área agrícola e obteriam bons resultados, principalmente na de irrigação após a construção da barragem , os rios e riachos ficaram mais fracos, ou seja houve uma redução de H²o, ocasionando o assoreamento dos mesmos, o que proporcionou em uma enorme queda da produtividade. No período supracitado os (agricultores), trabalhadores rurais plantavam 10kg de alho e colhiam 20.500kg, plantavam 10kg de feijão e colhiam 600kg, e assim sucessivamente , percebe-se que por volta de 30 anos caiu 70% em Caatinga do Moura tornando sujeito a extinção de algumas culturas.
Portanto a agricultura em Caatinga do Moura caindo rapidamente graças ao mal uso do solo, a falta de água e de acompanhamento técnico, porém parte desse problema pode ser sanado desde que tenha um trabalho de conscientização e convivência com o semi-árido.
Pois é, interessante como era a Caatinga cheias de diversidades pela qual hoje não se encontra uma, que pena ai como queria ter vivido esse tempo de fartura alimentar...
ResponderExcluirHUM!entendi garota mandou ver no recado
ResponderExcluir